468x60px

domingo, 21 de abril de 2013

Por que aprender Redação?


Além de ser parte essencial de vários vestibulares e concursos, por que devemos aprender a usar corretamente a Redação no nosso cotidiano? Essa pergunta é feita por várias pessoas todos os dias. Não ligada somente à classe de estudantes, o bom uso de uma redação pode auxiliar no dia-a-dia e servir até mesmo de escape para externar frustrações.
Há os que prefiram gibis, revistas ou até mesmo notícias de jornal. Existem aqueles que se apegam à poesia, às crônicas ou às pesquisas bibliográficas. Há ainda aqueles que enchem as paredes do quarto de esquemas, resumos e palavras-chave quando desejam aprender ou decorar algum termo para provas. Independente da forma usada, defendo uma única afirmação: tudo ao seu redor tem a presença de uma redação.
Bem mais que palavras, linhas contínuas e organizações de acordo com a norma culta, a comunicação que uma redação deseja alcançar pode ser transmitida também através de textos não-verbais como charges e anúncios publicitários.
Quem tem domínio da Redação não tem apenas certa facilidade para obter bons resultados em vestibulares e concursos. Quem domina essa matéria tem um leque de possibilidades de persuasão, intervenção e entendimento.
Não só aprendemos Redação ou estudamos seus macetes para provas importantes. Fazemos parte de um mundo globalizado fortemente ligado a ela, essa matéria tão comentada por estudantes de todas as idades.
Voltando à pergunta inicial, nos indagamos novamente: por que aprender Redação? Aprendemos para compreendermos o mundo ao nosso redor, termos domínio e/ou conhecimento de nossos interesses e para obtermos também a oportunidade de mudar nossa própria realidade. Com essa afirmativa, peço licença a você, leitor, para corrigir o título deste texto. O correto seria “Por que vivenciamos Redação?”.
Espero que com o material deste blog, estudantes sem acesso aos cursos com professores capacitados tenham a oportunidade de pelo menos ter uma noção dessa vivência da Redação. Afinal, não é à toa o título do blog. “Redacionamos” constantemente, mesmo sem perceber. O foco agora é apenas melhorar a forma como nos utilizamos desta matéria.
Um bom estudo a todos.
Raíssa Muniz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste

Entre em contato conosco através do redacionando@outlook.com ou curtindo a nossa fanpage. O projeto "Curso Redacionando" não tem endereço físico determinado, tendo voluntários espalhados por todo o Brasil. Conheça nosso time clicando na aba "Equipe".

Teste Teste Teste